Com base na idade das pessoas de um grupo,
podemos estabelecer uma única idade que caracteriza o grupo todo.
Considerando a temperatura
de vários momentos em um mês qualquer, podemos determinar uma só temperatura
que fornece uma ideia aproximada de todo o período.
Em situações como essas, o número obtido é a
medida da tendência central dos vários números usados. A média aritmética é a
mais conhecida entre as medidas de tendência central. Além dela vamos estudar também
a moda e a mediana.
Média aritmética (MA)
Considerando um grupo de
pessoas com 22, 20, 21, 24 e 20 anos, observamos que:
MA= 22 + 20 + 21+ 24 + 20 = 107
= 21,4
5 5
Dizemos,
então, que a média aritmética ou simplesmente a media de idade do grupo é 21,4
anos.
Se, ao medir de hora em hora
a temperatura em determinado local, registrando-se 14ºC ás 6h, 15ºC ás 7h, 15ºC
ÁS 8H, 18ºC ás9h, 20º C ás 10h e 23ºC ás 11h, observamos que:
MA= 14+15+15+18+20+23 = 105 = 17,5
6 6
Dizemos, então, que no período das 6h ás 11h
a temperatura média foi 17,5ºC.
No caso de um aluno que realizou diversos
trabalhos durante o bimestre e obteve as notas7, 5,8,5; 10,0 e 7,0, observamos
que:
MA= 7,5+8,5+10,0+7,0 = 33 = 8,25
4 4
Dizemos, então que nesse bimestre o aluno
teve média 8,25.
Assim, generalizando, podemos afirmar que,
dados os n valores X1,X2,X3, ...Xn
de uma variável, a media aritmética é o numero obtido as seguinte forma:
Média aritmética pondera
Vejamos agora, o caso de um
aluno que realiza vários trabalhos com pesos diferentes, isto é, com graus de
importância diferentes. Se no decorrer do bimestre ele obteve 6,5 na prova
(peso 2), 7,0 na pesquisa (peso 3), 6,0 no debate (peso 1) e 7,0 no trabalho de
equipe (peso 2), a sua média, que neste caso é chamada média aritmética ponderada,
será:
MP = 2.6,5 + 3.7,0 + 1. 6,0 +2.7,0 = 13
+21 +6 + 14 = 54 = 6,75
2 +3 +1 +2 8 8
Quando calculamos a média
aritmética de números que se repetem, podemos simplificar. Dessa maneira, para
obter a média aritmética de 7,7, 7, 9, 9, 9, 9, 9, 11 e 11 observamos que:
MA = 3.7+5.9+2.11 = 21+45+22 = 88 = 8,8
3+5+2 10 10
Dizemos, então que 8,8 é a média
aritmética dos números 7, 9 e 11 com frequência 3, 5 e 2 respectivamente.
Observe que também é um exemplo de média
ponderada, com os pesos sendo a frequência 3,5 e 2.
A média aritmética é usada
como medida de tendência central, ou seja, como forma de, por meio de um único
numero, dar uma ideia das características de determinado grupo de números. No
entanto, é importante ressaltar que em algumas situações a presença de um valor
bem maior ou bem menor que os demais faz com que a media aritmética não consiga
traçar o perfil correto do grupo.
Consideremos por exemplo, um
grupo de pessoas com idades de 2, 3, 2, 1, 2, 50 anos. A média, que é de 10
anos, não demonstra as características desse grupo em termos de idade. Em casos
como esse são usadas outras medidas de tendência central, como moda e a
mediana.
Exercícios
propostos
23) Um time de futebol realizou algumas partidas e os
resultados foram 3 a 1, 4 a 2, 1 a 1, 0 a 0, 3 a 2, 2 a 1 e 1 a 0. Sabendo que
o time não perdeu nenhuma partida, calcule a média dos gols:
a)
marcados
RESPOSTA:
M = (3 + 4 + 1 + 0 + 3 + 2 + 1)/7
M = 14/7 = 2
b)sofridos
RESPOSTA: M = (1 +
2 + 1 + 0 + 2 + 1 + 0)/7
M = 7/7 = 1
24)Se
um aluno já fez dois trabalhos e obteve 8,5 e 5,0 qual deve ser a nota do
terceiro trabalho para que a média aritmética dos três seja 7,0?
RESPOSTA:8,5 + 5,0 + x / 3 =
7,0 13,5 + x = 21,0 x =
21,0 – 13,5 x =
7,5
25)
Qual é a média de idade de um grupo em que há 6 pessoas de 14 anos, 9 pessoas
de 20 e 5 pessoas de 16 anos?
RESPOSTA: (14.6 + 9.20 + 5.16) / (6 + 9 + 5) 344/20 = 17 anos
26)
Calcule a média de um aluno que obteve no bimestre 8,0 na prova (peso 2) 7,0 na
pesquisa (peso 3), 9,0 no debate (peso
1) e 5,0 no trabalho de equipe (peso 2).
RESPOSTA: (8.2 + 7.3 + 9.1 + 5.2) / (2+3+1+2) 16+21+9+10 /
8 56 / 8 = 7
27)
A média das idades dos 11 funcionários de uma empresa era de 40 anos. Um dos
funcionários se aposentou com 60 anos, saindo da empresa. A média de idade dos
10 funcionários restantes passou a ser:
a)
40 anos.
b)
39,8 anos.
c)
38,9 anos.
d)
38 anos.
e)
37,8 anos.
RESPOSTA:
m = (11 x 40 - 60) / 10 = 380 / 10 = 38 anos
LETRA:
D = 38 anos
Moda
(Mo)
Em estatística, moda é a
medida de tendência central definida como o valor mais freqüente de um grupo de
valores observados.
No exemplo do grupo de
idades de 2, 3, 2, 1, 2, 50 anos, a moda é 2 (Mo = 2) e demonstra mais
eficiência para caracterizar o grupo do que a media aritmética.
No caso de um aluno que
anotou, durante dez dias, o tempo gasto em minutos para ir de sua casa à escola
e cujos registros foram 15mim, 14mim, 18mim, 15mim, 14mim, 25mim, 16mim, 15mim,
15mim e 16 mim, a moda é 15mim, ou seja, Mo = 15mim.
Se as notas obtidas por um
aluno foram 6,0; 7,5; 7,5; 5,0; 6,0, dizemos que a moda é 6,0 e 7,5 e que a
distribuição é bimodal.
Observação:
Quando não há repetição de números, como, por exemplo, para os números 7, 9, 4,
5 e 8, não há moda.
Exercício proposto
28)Considere os números 126,
130, 126 e 102 e calcule:
a)
A média aritmética (Ma)
RESPOSTA: (126+130+102+126)/4
484 / 4 = 121
RESPOSTA: (126+130+102+126)/4
484 / 4 = 121
b)
A média aritmética ponderada (MP), com pesos
2, 3, 1 e 2, respectivamente;
RESPOSTA:
121,5
c) A moda (Ma).
RESPOSTA:(126+126)/2
RESPOSTA:(126+126)/2
252 / 2 = 126
Mediana (Me)
A mediana é outra medida de
tendência central.
Assim dados n números em ordem crescente ou decrescente, a mediana será:
·
O número que ocupar a posição central se n for impar.
·
A média aritmética dos dois números que
estiverem no centro se n for par.
Numa classe, foram anotadas
as faltas durante um período de 15 dias: 3, 5, 2, 0, 2, 1, 3, 4, 5, 7, 0, 2, 3,
4 e 7.
Em ordem crescente,
temos:
0, 0, 1, 2, 2, 2, 3, 3 3,
4, 4, 5, 5, 7, 7
7
valores ↓ 7
valores
Me
Como 15 é impar, o termo médio é o 8º.
Como 15 é impar, o termo médio é o 8º.
Logo, a mediana é 3.
Simbolicamente, Me = 3.
As idades dos alunos de uma
equipe são 12, 16, 14, 12, 13, 16, 16 e 17 anos.
Para determinar a mediana
desses valores, colocamos inicialmente na ordem crescente ( ou decrescente):
12, 12, 13, 14, 16, 16, 16, 17.
Como temos um numero par de
valores (8), fazemos a média aritmética entre os dois centrais, que são o 4º e
o 5º termos.
Logo, a medida dada por:
Me = 14 + 16 = 30 =15
2
2
Exercícios propostos
29) Durante
os sete primeiros jogos de um campeonato, um time marcou, respectivamente, 3,
2, 1 , 1, 4, 3 e 2 gols. Determine:
a)
A média de gols por partida (Ma)
RESPOSTA: basta somar e dividir pelo numero de
partidas, assim: 3+2+1+1+4+3+2 / 7 = 2,28 gols de média aproxima 2,3
b)
A moda (Mo)
RESPOSTA:
Moda é o que aparece com maior frequência: Então 1, 2 e 3.
c)
A mediana (Me)
RESPOSTA: Mediana 2
30) De segunda-feira a sábado, os gastos com alimentação de uma pessoa foram 15, 13 , 12,10,14 e 14 reais. Determine:
a) a média diária de gastos (MA);
RESPOSTA: 15+13+12+10+14+14 = 78 / 6 = 13 reais
b) a moda (Mo);
RESPOSTA: 14
c) a mediana (Me).
RESPOSTA: 13+41/2=13,5
Coloca os números em ordem crescente e pega o do meio:
1,1,2,2,3,3,4
30) De segunda-feira a sábado, os gastos com alimentação de uma pessoa foram 15, 13 , 12,10,14 e 14 reais. Determine:
a) a média diária de gastos (MA);
RESPOSTA: 15+13+12+10+14+14 = 78 / 6 = 13 reais
b) a moda (Mo);
RESPOSTA: 14
c) a mediana (Me).
Colocam-se todos os valores em ordem crescente e pegue o
do meio... Se for número par. some os dois números do meio e divida por 2.
Média
aritmética, moda e mediana com base nas tabelas de frequências.
Utilizando os valores (números
ou intervalos) e as frequência absolutas das tabelas de frequência das
variáveis quantitativas, podemos calcular a MA, a Mo e Me de seus valores.
Número de irmãos
|
FA
|
0
|
8
|
1
|
15
|
2
|
12
|
3
|
5
|
Total
|
40
|
Exemplos:
Pesquisa sobre “ numero de
irmãos” de cada aluno de uma classe.
Observação:
Embora 1,35 irmão aparentemente seja um absurdo, é correto um valor desse tipo,
assim como, 3,5 gols por partida, 7,2 medalhas por Olimpíada, etc., pois a
média aritmética é uma medida de tendência.
Moda:
A maior frequência é de 15, que
corresponde ao valor 1 irmão. Logo, Mo = 1 irmão.
Mediana:
Como o total de frequências é 40 (numero
par), os valores centrais são o 20º e o 21º.
( 20 =20 e 20+1= 21)
2
Se colocados na ordem crescente, virão os
8 valores corresponde a 0 irmão, seguidos dos 15 valores de 1 irmão, seguidos
dos 15 valores de 1 irmão e assim por diante. Então, o 20º e o 21º valor serão,
ambos, 1 irmão. Logo:
Exercícios propostos
31) Determine
a Ma, Me e a Mo a partir das tabelas de frequência.
a) “Idade”
(em anos) em um grupo de 10 pessoas:
Idade (em anos)
|
FA
|
13
|
3
|
14
|
2
|
15
|
4
|
16
|
1
|
RESPOSTA: Me= 13+14+15+16= 58/4 = 14,5
MA=14,3
Mo=15
b) "Altura"
(em metros) em um grupo de 21 pessoas:
Altura(m)
|
FA
|
1,61 – 1,65
|
3
|
1,65 – 1,69
|
6
|
1,69 – 1,73
|
5
|
1,73 – 1,77
|
4
|
1,77 – 1,81
|
3
|
RESPOSTA: MA=1,71
Me=1,17
Mo=1,67
O histograma mostra a distribuição salarial (em
reais) dos funcionários de uma empresa. Usando os valores médios intervalos,
construa o polígono do histograma e, calcule a MA, a Mo e a Me.
Me=500+600+700+800+900+1000=4500/6=750
Mo=850
MA=745
33) Uma
prova com 5 testes foi aplicada em uma classe. O levantamento estatístico dos
acertos foi registrado no seguinte gráfico:
Determine a partir do gráfico:
a) O numero de alunos de classe;
RESPOSTA: 40 alunos
b) A porcentagem da classe que acertou os 5 testes;
RESPOSTA: 12,5%
c) A porcentagem da classe que acertou 3 ou mais testes;
RESPOSTA: 75,5%
d) A MA, a Mo e a Me de acertos por pessoa.
RESPOSTA: MA=3,15; Mo=3; Me=3.
Determine a partir do gráfico:
a) O numero de alunos de classe;
RESPOSTA: 40 alunos
b) A porcentagem da classe que acertou os 5 testes;
RESPOSTA: 12,5%
c) A porcentagem da classe que acertou 3 ou mais testes;
RESPOSTA: 75,5%
d) A MA, a Mo e a Me de acertos por pessoa.
RESPOSTA: MA=3,15; Mo=3; Me=3.
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